Como Desenhar "à mão" Panoramas de Realidade Virtual:

introdução ao desenho em perspectiva esférica

(Webinar de 22 de Maio de 2021)


Pátio interior do ISEL. Desenho em perspectiva esférica equirectangular.


Resumo: Neste workshop vamos aprender a fazer à mão (e com o computador) desenhos imersivos "a 360 graus".

Estes desenhos podem ser visualizados como panoramas de realidade virtual, mediante "upload" para redes sociais (facebook, flickr) compatíveis com fotografia imersiva, ou utilizando aplicações adequadas.

Clique e arraste na imagem abaixo para ver o panorama imersivo.

panoramic drawing of ISEL engineering school

Vamos aprender as bases da perspectiva esférica equirectangular, e faremos ainda uma breve passagem pela "olho-de-peixe" (azimutal equidistante). Além do valor artístico e lúdico destas perspectivas, elas têm aplicação na visualização e design de arquitectura, no concept design em ilustração ou cinema, ou na documentação e visualização de património.

Vamos aprender a desenhar estes panoramas com construções simples de lápis e papel, utilizando "grelhas móveis" e papel vegetal. De seguida, para agilizar as construções no formato online, vamos utilizar o programa Eq A Sketch 360, um programa gratuito da autoria do formador que utiliza apenas operações que podem ser reproduzidas no desenho manual (mas torna-as mais rápidas).

Vamos aprender a desenhar, em perspectiva esférica: cubos e "caixas" (incluindo uma sala em redor do observador); grelhas uniformes (pavimentações do plano); pontos de fuga; rampas e escadas; triangulações; multiplicação de módulos horizontais e verticais (sequências de colunas, andares de um prédio, etc).

Materiais: primeira fase: uma grelha equirectangular impressa em A4; três folhas A3 de papel vegetal, dobradas a meio; lápis de grafite e borracha, régua (triangulo se possível) e transferidor. segunda fase: programa Eq A Sketch 360 instalado no computador. O programa está disponível para Windows e MacOS (existe uma versão experimental para Linux). Recomenda-se ainda a instalação do visualizador FSPViewer. Todo o software recomendado é gratuito.

Recomenda-se que o software seja testado antes do workshop e que sejam visualizados os videos presentes no link acima. Se não for possível correr o software, o workshop pode ser acompanhado puramente com desenho em papel, mas nesse caso recomenda-se a utilização de pelo menos 6 folhas A3 de papel vegetal.

Grelha

A seguinte grelha é necessária para desenhar à mão em perspectiva equirectangular. Imprima a cores numa folha A4. Ocupe o maior espaço possível da folha, mas sem alterar as proporções da grelha.Pode fazer o download em alta resolução aqui.


Visualização

Para visualizar os desenhos em panorama VR:

O primeiro passo é assegurar que o ficheiro está em jpeg e tem exactamente uma proporção de pixels de 2x1 (horizontal x vertical), por exemplo 1600 por 800 pixels. Os jpegs que saem do Eq A Sketch 360 já estáo prontos. Desenhos feitos à mão terão que ser devidamente digitalizados e cortados de forma a ficarem com essas proporções.

Para ver panoramas no PC recomendo o download do FSPViewer (gratuito). No Windows basta carregar num jpeg com a tecla direita do rato e escolher "abrir com FSP viewer". Notar que só abre jpegs ou tiffs.

Para colocar panoramas VR no facebook é necessário injectar a metadata adequada. O mais fácil é usar o site The 360 Toolkit.

Video

Não é estritamente necessário, mas será produtivo visualizar o seguinte video antes do workshop (especialmente se pretender desenhar estritamente no papel)



...e se pretender desenhar com o Eq A Sketch 360 será útil ver (além do video anterior) o video que se segue, sobre o software propriamente dito:



Mais exemplos:

Construção dos pontos de fuga do desenho do pátio interior ISEL.

Clique e arraste para visualizar como panorama VR.

panoramic drawing of ISEL, an engineering school in Portugal

Desenho de observação da escadaria de um prédio.

Clique e arraste para visualizar como panorama VR.

fig_handdrawing

Desenho de ums sala. Note-se a pavimentação regular em perspectiva.

<

Clique e arraste para visualizar como panorama VR.

Equirectangular Sketch of my room - continued


António Araújo, DceT, Universidade Aberta Antonio.Araujo@uab.pt

Homepage