Lina Morgado
Publicações Biografia - Experiências - Início

Ensino a distância e ensino online

2005 "Para uma Pedagogia do eLearning: o 'contrato' como instrumento mediador da aprendizagem", Actas da VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE05, Leiria (em colaboração).

2005 "Interacção e Presença Social em Ambientes Virtuais de Aprendizagem", Actas da VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE05, Leiria (em colaboração).

2005 "Análise do Envolvimento no Discurso Colaborativo:abordagem metodológica", Actas da VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, SIIE05, Leiria (em colaboração).

2005 "Psicopedagogia do Ensino Online", Actas da 6ª Conferência E-GRH- a dimensão humana na tecnologia, E-GRH, Lisboa.

2005 "Novos Papéis para o Professor /Tutor na Pedagogia Online", in Vidigal, R. & Vidigal, A. Educação, Aprendizagem e Tecnologia, Lisboa, Edições Sílabo.

2005 "Aplicación de un modelo pedagógico de eLearning  en la Universidade Aberta (PT)", Actas da 5ª Conferência Internacional de la Educación y Formación basada en las Tecnologias, ONLINE EDUCA MADRID, Madrid (em colaboração).

2005 "Um Modelo Pedagógico para o Ensino Pós-Graduado em regime de  eLearning", Actas da Conferência Internacional Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, CHALLENGES' 05, Universidade do Minho, Braga (em colaboração).

2004 "O que faz o Tutor na Sala de Aula Virtual? Análise dos Actos de Tutoria". Actas da Conferência eLES'04 (eLearning no Ensino Superior), Universidade de Aveiro.

2004 "Instrumentos de Apoio ao Ensino Online: Guia do Professor/Tutor e Guia do Estudante Online", Revista Discursos, Série Perspectivas em Educação, nº2, pp. 125-147, Lisboa, Universidade Aberta (em colaboração).

2004 "A Formação de Tutores online: um estudo de caso", Actas da Conferência eLES'04 (eLearning no Ensino Superior), Universidade de Aveiro (em colaboração).

2004 E-TUTOR PUZZLE, e- conteúdos para a formação de tutores, Projecto ADULINE (em colaboração).

2003 "Os novos desafios do tutor a distância: o regresso ao paradigma da sala de aula", Revista Discursos, Série Perspectivas em Educação, nº1, pp. 77-90, Lisboa, Universidade Aberta.

2003 "Contributos para uma Pedagogia do Ensino Online Pós-Graduado: Proposta de um Modelo", Revista Discursos Série Perspectivas em Educação, nº1, pp.39-52, Lisboa, Universidade Aberta (em colaboração).

2001 "O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades”, Revista Discursos, nº especial, III Série, pp. 125-138, Lisboa, Universidade Aberta.

2000 “Innovation and Research in Open and Distance Continuing Teacher Education: an experiment”, Proceedings of Research and Innovation in Open and Distance Learning - 1st Research Workshop of Eden, pp.143-145,, Praga (em colaboração).

 

NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

2001 “Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermedia, Revista Discursos, nº especial, III Série, pp. 27-44, Lisboa, Universidade Aberta (em colaboração).

1998 “O Lugar do Hipertexto na Aprendizagem”, Revista CiberGiz, ed. Moderna On-Line, Brasil.

1998 Software Educativo: princípios para a sua concepção e desenvolvimento, Lisboa, Universidade Aberta (em colaboração).

1998 Software educativo: princípios para a sua análise e avaliação, Lisboa, Universidade Aberta, (em colaboração).

1998 “O desenvolvimento da compreensão da metáfora na criança”, Revista Discursos, nº 8, I Série, pp. 89-111, Lisboa, Universidade Aberta (em colaboração).

1996 "O lugar do hipertexto na aprendizagem: princípios para a sua concepção", Actas do 1º Simpósio Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Costa da Caparica.

1996 "Pretextos para um hipertexto: Piaget, a Criança e o Número"

1996 "Metodologias multimedia em bibliotecas - escritores contemporâneos em CD-ROM", Actas do 1º Simpósio Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo, Costa da Caparica (em colaboração).

1995 “Navigation styles in a Self-learning Hypermedia Application: The Child’s Construction of Number in Jean Piaget”,      Proceedings of Ed-Media 95, Charlottesville, AACE (Association for the Advancement of Computers in Education).

1994 “Estilos de Navegação no Hipertexto: Aspectos da Construção do Número em Jean Piaget”, Actas do II Congresso Ibero-Americano de Informática e Educação, pp. 49-65, Lisboa, DEPGEF/Ministério da Educação.


TOPO Biografia - Experiências - Início